28 de janeiro de 2007

Fala que eu te escuto

Nesta madrugada, uma professora ligou ao programa Fala que eu te escuto - da Record - e discutiu com o bispo Clodomir Santos sobre a demonização que o programa faz sobre o candomblé, no caso, abordando a suposta "macumba" feita para que o casamento de Suzana Vieira desse errado.
Em tempos que o fundamentalismo ganha cada vez mais força, a Universal e outras igrajas evangélicas mostram diversos conceitos retrógrados e preconceituosos que permeiam seus "dogmas". A criação de "demônios na terra" por parte de qualquer religião é inescrupulosa e irresponsável, já que o poder oratório de seus pastores é muito grande e exerce uma influência quase que cegadora em seus fiéis. Ao fazer isso, a Universal se junta a todo tipo de ortodoxia, seja ela católica, islâmica, judia, protestante ou pefelista. Assim como a igreja católica, as evangélicas (principalmente as brasileiras) precisam mudar o viés e talvez só farão isso quando perceberem que o problema está em suas lideranças, tão pouco bem vistas pela sociedade como a bispa Sônia, o Edir Macedo e R. R. Soares. Quem sabe se estas igrejas mostrarem pensamentos mais arejados e pessoas menos salafrárias em seus comandos, a sociedade tenha uma visão também menos preconceituosa dessas religiões que, sim, fazem muito bem para diversas pessoas, mesmo a troco da cegueira dogmática.
Hoje, o poder da palavra é cada vez maior e tem que ser usado com muito cuidado neste mundo sem manual de instruções. Por que as religiões não se atém ao seu lado mais caridoso ao invés do embate filosófico?

Nenhum comentário: