30 de janeiro de 2007

Todos querem o paraíso


A dor, bossa triste que te afunda,
é o remédio do que anda desafinado,
sem perceber que com gingado
a vida é uma poesia em prosa,
um verso branco em rima
uma rima rica ao pobre.
Arruma, acorda, luta!
Todos querem o paraíso, meu bem,
mas ninguém quer morrer.
E você, o que quer?

28 de janeiro de 2007

Fala que eu te escuto

Nesta madrugada, uma professora ligou ao programa Fala que eu te escuto - da Record - e discutiu com o bispo Clodomir Santos sobre a demonização que o programa faz sobre o candomblé, no caso, abordando a suposta "macumba" feita para que o casamento de Suzana Vieira desse errado.
Em tempos que o fundamentalismo ganha cada vez mais força, a Universal e outras igrajas evangélicas mostram diversos conceitos retrógrados e preconceituosos que permeiam seus "dogmas". A criação de "demônios na terra" por parte de qualquer religião é inescrupulosa e irresponsável, já que o poder oratório de seus pastores é muito grande e exerce uma influência quase que cegadora em seus fiéis. Ao fazer isso, a Universal se junta a todo tipo de ortodoxia, seja ela católica, islâmica, judia, protestante ou pefelista. Assim como a igreja católica, as evangélicas (principalmente as brasileiras) precisam mudar o viés e talvez só farão isso quando perceberem que o problema está em suas lideranças, tão pouco bem vistas pela sociedade como a bispa Sônia, o Edir Macedo e R. R. Soares. Quem sabe se estas igrejas mostrarem pensamentos mais arejados e pessoas menos salafrárias em seus comandos, a sociedade tenha uma visão também menos preconceituosa dessas religiões que, sim, fazem muito bem para diversas pessoas, mesmo a troco da cegueira dogmática.
Hoje, o poder da palavra é cada vez maior e tem que ser usado com muito cuidado neste mundo sem manual de instruções. Por que as religiões não se atém ao seu lado mais caridoso ao invés do embate filosófico?